… E em média cada português pagou 144 euros de IMI em 2016

Em 2016, cobraram-se em Portugal 1.488 milhões de euros em Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), menos 3% que no ano anterior. Segundo dados da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, em média, cada português pagou 144 euros em IMI, sendo que os valores oscilaram entre 554 euros per capita em Albufeira e 28 euros per capita no Corvo (Açores).

Marktest
Marktest

Em apenas cinco concelhos foram cobrados 20.2% do total nacional. O concelho deLisboa foi o que captou um maior volume de IMI em 2016, com 114 milhões de euros, 7.7% do total. Em Cascais cobrou-se 50 milhões de euros de IMI, 3.4% do total, seguido do concelho de Sintra com 49 milhões de euros (3.3% do total). Porto, com cerca de 44 milhões de euros cobrados, e Vila Nova de Gaia, com 43 milhões de euros, completam a lista dos cinco concelhos responsáveis por um quinto do IMI cobrado nesse ano”, lê-se no site da Marktest. 

No que diz respeito ao IMI per capita, destaque para os concelhos algarvios: Albufeira, Castro Marim, Loulé, Portimão e Lagos completam, por esta ordem, o top cinco. “Naturalmente, estes valores refletem o peso que o turismo e as residências de segunda habitação têm nesta região do país”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.